Preparação de produtos (mistura, diluição e dosagem adequada), e lavagem e desinfeção de materiais e equipamentos de lavagem e higienização.
Os métodos e técnicas de lavagem associadas à higienização dos espaços
- O risco de infeção das diferentes áreas das Unidades de Saúde está relacionado com a especificidade da atividade dos cuidados de saúde prestados e com a suscetibilidade dos utentes.
A principal distinção entre a limpeza corrente da “área crítica geral” e da “área semicrítica geral”: reside na limpeza que é realizada a meio do dia, uma vez que neste período, e somente neste, poderá existir um menor número de zonas a limpar.
Exemplo de uma limpeza corrente a meio do dia:
- Área crítica geral - A limpeza da sala de tratamentos inclui chão, marquesa, superfícies de trabalho, mobiliário, equipamentos, utensílios, lavatório e sua(s) torneira(s) e manípulo(s) de porta(s), assim como o despejo de resíduos e a limpeza dos contentores/recipientes.
- Área semicrítica geral - A limpeza corrente da sala de injetáveis inclui somente a marquesa, superfícies de trabalho e o despejo de resíduos e a limpeza dos contentores/recipientes.
Prioridade de Limpeza Elevada
Área Crítica
Área Crítica
Geral
- Limpeza Corrente: 2 a 3 v/dia
- Limpeza Conservação: 1 v/semana
- Limpeza Global: mensalmente
Área Critica
Específica
- Limpeza Corrente e de conservação deve ser efetuados sempre que definir como necessário
- Limpeza Global realizar com frequência
Prioridade de Limpeza Média
Área Semi-crítica
Geral
- Limpeza Corrente: 2 v/dia;
- Limpeza de Conservação: 1 v/semana;
- Limpeza Global: de 2 em 2 meses.
Área Semi-crítica
Específica
- Limpeza Corrente e de conservação efetuam-se apos a remoção dos contentores e sacos de resíduos.
- Limpeza Global: de 2 em 2 meses
Prioridade de Limpeza Baixa
Área não critica
Área não critica
- Limpeza Corrente: 1 v/dia;
- Limpeza de Conservação: 1 v/semana;
- Limpeza Global: de 6 em 6 meses;
Uma vez que a Limpeza Imediata abrange todas as áreas, efetuam-se sempre que ocorre situações de derrame ou salpicos de sangue ou outra matéria orgânica.
Métodos e técnicas de limpeza e higienização no pós-mortem:
Pós-mortem, que em latim significa depois da morte, pode referir-se a: o tempo de corrido após a morte de uma pessoa.
O serviço de limpeza Hospitalar tem particular importância no Controle das Infeções, por garantir a limpeza e desinfeção de áreas hospitalares.
Quando existe mais do que uma sala de tratamento, é importante ter o equipamento e o material exclusivo de cada sala. De forma a evitar a redistribuição cruzada de microrganismos nas superfícies de uma área para outra, por exemplo, panos, esfregonas, baldes usados nas instalações de pós- mortem, não podem utiliza-se nas salas de tratamento ou em copas e refeitórios. O aparecimento de infeções no ambiente hospitalar pode estar relacionado ao uso de técnicas de limpezas inadequadas.
Os profissionais que são responsáveis pela limpeza das instalações, devem estar protegidos durante a execução das suas atividades pelos equipamentos de proteção individual: luvas, farda/bata, avental de plástico, óculos, calçado próprio, máscara. A utilização de equipamentos de proteção individual diminui os riscos de acidentes e de doença ocupacionais.
TÉCNICA DE LIMPEZA
Antes de se iniciar a limpeza de qualquer área, deve-se:
- Fechar as portas e abrir as janelas para favorecer a ventilação do espaço;
- Afastar todo o equipamento das paredes;
- Recolher os resíduos espalhados.
Limpeza e higienização de instalações/ superfícies na pós-morte
Procedimento:
- Higienizar depósito de cadáver
- Recipiente de cadáveres
- Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%
- Pavimento
- Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%
- Iniciar a lavagem pelas superfícies altas( de cima para baixo), e posteriormente os pavimentos (da zona mais limpa para a mais suja), do fundo da sala para a porta.
A limpeza e higienização de instalações/ superfícies em unidades/ serviços específicos
HIGIENIZAR SALAS DE TRATAMENTO
Utensílios
- Verificar existência de material sujo e encaminha-lo devidamente acondicionado para a central de esterilização.
- Remover o lixo dos recipientes e substituir sacos (circuito de resíduos).
- Verificar / repor toalhetes de papel e doseadores de sabão líquido.
Mobiliário e equipamentos
- Lavar com água e detergente e desinfetar adequadamente com o produto em uso na instituição.
- Limpar e desinfetar os teclados dos computadores com álcool a 70º
Pavimentos
- Aspirar a seco; lavar com água e detergente contendo bactericida.
- Em caso de derramamento de sangue ou secreções (exceto urina), descontaminar com hipoclorito a 2,5% em toalhetes de papel, deixando atuar durante 3 a 5 minutos. Remover para lixo grupo III (risco biológico).
HIGIENIZAR GABINETES MÉDICOS E SALAS DE ENFERMAGEM
Utensílios
- Remover lixo dos recipientes e substituir sacos.
- Substituir contentores de resíduos perigosos (corto-perfurantes) se a ¾ da sua capacidade.
- Verificar / repor toalhetes de papel e doseadores de sabão líquido.
Mobiliário
- Limpar com pano húmido (água + detergente).
- Limpar e desinfetar os teclados dos computadores com álcool a 70º.
Equipamento
- Limpar com água e detergente e desinfetar adequadamente com o produto em uso na instituição.
Pavimentos
- Aspirar a seco; lavar com água e detergente contendo bactericida
HIGIENIZAR INSTALAÇÕES SANITÁRIAS
Utensílios
- Remover lixo dos recipientes e substituir sacos (respeitar circuito de resíduos).
- Verificar / repor toalhetes de papel, papel higiénico e doseadores de sabão líquido.
Lavatórios e Sanitas
- Lavar com água e detergente; desinfetar com Hipoclorito a 2,5%.
Pavimentos e paredes de azulejo
- Lavar com água e detergente.
HIGIENIZAR ÁREAS COMUNS (Salas de espera, corredores e atendimento administrativo)
Utensílios
- Remover lixo dos recipientes e substituir sacos.
Mobiliário (cadeiras salas de espera)
- Lavar com água e detergente; desinfetar com álcool a 70º.
Mobiliário (atendimento administrativo)
- Lavar com água e detergente.
Pavimentos
- Aspirar a seco; lavar com água e detergente.
HIGIENIZAR SALAS DE ESTERILIZAÇÃO, LAVANDARIA E ROUPARIA
Equipamentos (bancas inox)
- Lavar com água e detergente e desinfetar com Álcool a 70º.
- Lavar com água e detergente.
HIGIENIZAR COMPARTIMENTO DE RESÍDUOS HOSPITALARES
Lavatório
- Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%.
- Limpar com pano húmido, desinfetar com álcool a 70º.
Pavimento
- Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5.
HIGIENIZAR ARMAZÉNS E FARMÁCIA
Remover lixo dos recipientes e substituir sacos.
Mobiliário (estantes; armários)
- Lavar com água e detergente.
- Lavar com água e detergente.
HIGIENIZAR SALA DE Rx
Equipamento
- Limpar com pano húmido; desinfetar com álcool a 70º.
- Lavar com água e detergente.
O acondicionamento de produtos, materiais e equipamentos de lavagem e higienização:
O material e equipamento usado na limpeza e desinfeção deve estar limpo e ser armazenado em compartimento próprio e exclusivo, o qual deve ter os seguintes requisitos:
- Porta de entrada com identificação;
- Chão, paredes e teto revestido em material liso, lavável, resistente e imputrescível;
- Ventilação adequada;
- Lavatório com torneira de comando não manual, dotado de sistema individual de secagem de mãos e doseador de sabão líquido;
- Pia para despejos;
- Bancada com cuba de lavagem e superfície que permita a colocação de baldes invertidos;
- Suporte que permita a secagem das franjas das esfregonas em posição invertida;
- Recipiente para resíduos acionado por comando não manual;
- Local próprio para guardar detergentes e desinfetantes devidamente sinalizado;
- Local de armazenamento de material limpo e seco (ex: panos de limpeza, franjas das esfregonas, entre outros);
- Local para guardar panos e franjas sujos;
- Local próprio para guardar o equipamento (ex: aspirador, cabos de esfregonas, baldes, entre outros);
- Área suficiente para guardar o(s) carro(s) de limpeza.
- Nos recipientes de origem, bem rolhados (ou hermeticamente fechados),
- Rotulados e com as respetivas fichas técnicas, para que estes sejam utilizados corretamente e para que, em caso de acidente, se possa atuar adequada e rapidamente.
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