segunda-feira, 28 de julho de 2014

Preparação de produtos (mistura, diluição e dosagem adequada), e lavagem e desinfeção de materiais e equipamentos de lavagem e higienização.



Os métodos e técnicas de lavagem associadas à higienização dos espaços 

  • O risco de infeção das diferentes áreas das Unidades de Saúde está relacionado com a especificidade da atividade dos cuidados de saúde prestados e com a suscetibilidade dos utentes.

A principal distinção entre a limpeza corrente da “área crítica geral” e da “área semicrítica geral”: reside na limpeza que é realizada a meio do dia, uma vez que neste período, e somente neste, poderá existir um menor número de zonas a limpar. 

Exemplo de uma limpeza corrente a meio do dia: 

  • Área crítica geral - A limpeza da sala de tratamentos inclui chão, marquesa, superfícies de trabalho, mobiliário, equipamentos, utensílios, lavatório e sua(s) torneira(s) e manípulo(s) de porta(s), assim como o despejo de resíduos e a limpeza dos contentores/recipientes. 
  • Área semicrítica geral - A limpeza corrente da sala de injetáveis inclui somente a marquesa, superfícies de trabalho e o despejo de resíduos e a limpeza dos contentores/recipientes. 


Prioridade de Limpeza  Elevada

Área Crítica 


Geral
  • Limpeza Corrente: 2 a 3 v/dia
  • Limpeza Conservação: 1 v/semana
  • Limpeza Global: mensalmente

Área Critica 

Específica

  • Limpeza Corrente e de conservação deve ser efetuados sempre que definir como necessário
  • Limpeza Global realizar com frequência

Prioridade de Limpeza Média

Área Semi-crítica

Geral
  • Limpeza Corrente: 2 v/dia;
  • Limpeza de Conservação: 1 v/semana;
  • Limpeza Global: de 2 em 2 meses.
Área Semi-crítica

Específica
  • Limpeza Corrente e de conservação efetuam-se apos a remoção dos contentores e sacos de resíduos.
  • Limpeza Global: de 2 em 2 meses

Prioridade de Limpeza Baixa

Área não critica
  • Limpeza Corrente: 1 v/dia;
  • Limpeza de Conservação: 1 v/semana;
  • Limpeza Global: de 6 em 6 meses;
Uma vez que a Limpeza Imediata abrange todas as áreas, efetuam-se sempre que ocorre situações de derrame ou salpicos de sangue ou outra matéria orgânica.


Métodos e técnicas de limpeza e higienização no pós-mortem:

Pós-mortem, que em latim significa depois da morte, pode referir-se a: o tempo de corrido após a morte de uma pessoa.
O serviço de limpeza Hospitalar tem particular importância no Controle das Infeções, por garantir a limpeza e desinfeção de áreas hospitalares.

Quando existe mais do que uma sala de tratamento, é importante ter o equipamento e o material exclusivo de cada sala. De forma a evitar a redistribuição cruzada de microrganismos nas superfícies de uma área para outra, por exemplo, panos, esfregonas, baldes usados nas instalações de pós- mortem, não podem utiliza-se nas salas de tratamento ou em copas e refeitórios. O aparecimento de infeções no ambiente hospitalar pode estar relacionado ao uso de técnicas de limpezas inadequadas.

Os profissionais que são responsáveis pela limpeza das instalações, devem estar protegidos durante a execução das suas atividades pelos equipamentos de proteção individual: luvas, farda/bata, avental de plástico, óculos, calçado próprio, máscara. A utilização de equipamentos de proteção individual diminui os riscos de acidentes e de doença ocupacionais.


TÉCNICA DE LIMPEZA 

Antes de se iniciar a limpeza de qualquer área, deve-se:


  • Fechar as portas e abrir as janelas para favorecer a ventilação do espaço; 
  • Afastar todo o equipamento das paredes; 
  • Recolher os resíduos espalhados. 

Limpeza e higienização de instalações/ superfícies na pós-morte

Procedimento:


  • Higienizar depósito de cadáver
  • Recipiente de cadáveres
  • Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%
  • Pavimento
  • Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%
  • Iniciar a lavagem pelas superfícies altas( de cima para baixo), e posteriormente os pavimentos (da zona mais limpa para a mais suja), do fundo da sala para a porta.

A limpeza e higienização de instalações/ superfícies em unidades/ serviços específicos 


HIGIENIZAR SALAS DE TRATAMENTO


Utensílios 
  • Verificar existência de material sujo e encaminha-lo devidamente acondicionado para a central de esterilização. 
  • Remover o lixo dos recipientes e substituir sacos (circuito de resíduos). 
  • Verificar / repor toalhetes de papel e doseadores de sabão líquido. 

Mobiliário e equipamentos
  • Lavar com água e detergente e desinfetar adequadamente com o produto em uso na instituição. 
  • Limpar e desinfetar os teclados dos computadores com álcool a 70º

Pavimentos 
  • Aspirar a seco; lavar com água e detergente contendo bactericida. 
  • Em caso de derramamento de sangue ou secreções (exceto urina), descontaminar com hipoclorito a 2,5% em toalhetes de papel, deixando atuar durante 3 a 5 minutos. Remover para lixo grupo III (risco biológico). 


HIGIENIZAR GABINETES MÉDICOS E SALAS DE ENFERMAGEM






Utensílios 
  • Remover lixo dos recipientes e substituir sacos. 

  • Substituir contentores de resíduos perigosos (corto-perfurantes) se a ¾ da sua capacidade. 

  • Verificar / repor toalhetes de papel e doseadores de sabão líquido. 

Mobiliário 

  • Limpar com pano húmido (água + detergente). 

  • Limpar e desinfetar os teclados dos computadores com álcool a 70º. 
Equipamento 

  • Limpar com água e detergente e desinfetar adequadamente com o produto em uso na instituição. 

Pavimentos

  • Aspirar a seco; lavar com água e detergente contendo bactericida 


HIGIENIZAR INSTALAÇÕES SANITÁRIAS


Utensílios 

  • Remover lixo dos recipientes e substituir sacos (respeitar circuito de resíduos). 

  • Verificar / repor toalhetes de papel, papel higiénico e doseadores de sabão líquido. 

Lavatórios e Sanitas 

  • Lavar com água e detergente; desinfetar com Hipoclorito a 2,5%. 


Pavimentos e paredes de azulejo 

  • Lavar com água e detergente. 

HIGIENIZAR ÁREAS COMUNS (Salas de espera, corredores e atendimento administrativo)



Utensílios 

  • Remover lixo dos recipientes e substituir sacos.
Mobiliário (cadeiras salas de espera) 

  • Lavar com água e detergente; desinfetar com álcool a 70º. 
Mobiliário (atendimento administrativo) 

  • Lavar com água e detergente. 

Pavimentos 

  • Aspirar a seco; lavar com água e detergente. 

HIGIENIZAR SALAS DE ESTERILIZAÇÃO, LAVANDARIA E ROUPARIA

Equipamentos (bancas inox) 
  • Lavar com água e detergente e desinfetar com Álcool a 70º. 
Pavimentos 
  • Lavar com água e detergente. 

HIGIENIZAR COMPARTIMENTO DE RESÍDUOS HOSPITALARES

Lavatório 
  • Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5%. 
Balança 
  • Limpar com pano húmido, desinfetar com álcool a 70º. 
Pavimento 
  • Lavar com água e detergente; desinfetar com hipoclorito a 2,5.

HIGIENIZAR ARMAZÉNS E FARMÁCIA

Remover lixo dos recipientes e substituir sacos. 

Mobiliário (estantes; armários) 

  • Lavar com água e detergente. 
Pavimentos 
  • Lavar com água e detergente. 

HIGIENIZAR SALA DE Rx

Equipamento

  • Limpar com pano húmido; desinfetar com álcool a 70º. 
Pavimento 
  • Lavar com água e detergente. 

O acondicionamento de produtos, materiais e equipamentos de lavagem e higienização:

O material e equipamento usado na limpeza e desinfeção deve estar limpo e ser armazenado em compartimento próprio e exclusivo, o qual deve ter os seguintes requisitos: 

  • Porta de entrada com identificação; 
  • Chão, paredes e teto revestido em material liso, lavável, resistente e imputrescível; 
  • Ventilação adequada; 
  • Lavatório com torneira de comando não manual, dotado de sistema individual de secagem de mãos e doseador de sabão líquido; 
  • Pia para despejos; 
  • Bancada com cuba de lavagem e superfície que permita a colocação de baldes invertidos; 
  • Suporte que permita a secagem das franjas das esfregonas em posição invertida; 
  • Recipiente para resíduos acionado por comando não manual; 
  • Local próprio para guardar detergentes e desinfetantes devidamente sinalizado; 
  • Local de armazenamento de material limpo e seco (ex: panos de limpeza, franjas das esfregonas, entre outros); 
  • Local para guardar panos e franjas sujos; 
  • Local próprio para guardar o equipamento (ex: aspirador, cabos de esfregonas, baldes, entre outros); 
  • Área suficiente para guardar o(s) carro(s) de limpeza. 
  • Nos recipientes de origem, bem rolhados (ou hermeticamente fechados), 
  • Rotulados e com as respetivas fichas técnicas, para que estes sejam utilizados corretamente e para que, em caso de acidente, se possa atuar adequada e rapidamente. 

REGISTOS:



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